Resenha do livro - ''Garota Exemplar ''

Recentemente terminei de ler uma obra maravilhosa. A perfeição é tão grande que me deixou mais supresa do que no proprio filme que foi lançado no ano passado e foi sucesso de bilheteria e devo dizer que o livro já tem mais de 6 milhões de exemplares em todo mundo. Quer saber mais sobre esta obra incrivel? Então vamos a resenha! 




Garota Exemplar - Gone Girl 
Autora: Gillian Flynn 
Lançamento: 2014 
Editora: Intrínseca

Sinopse do livro: Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza , "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy , Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

''O amor faz você querer ser um homem melhor – certo, certo. Mas talvez o amor, amor de verdade, também lhe dê permissão para ser apenas o homem que é.''

Resenha: 

O casamento mata! Imagine que depois de um tempo, você acha que não conhece a pessoa que mora debaixo do seu teto? Será que cinco anos não são praticamente nada pra conhecer alguém que convivi com você todos os dias? 

'' No que você esta pensando? Como está se sentindo? Quem é você? O que fizemos um ao outro? O que iremos fazer? '' 

Amy Dunne, uma mulher inteligente, bonita, na casa dos trinta, engraçada...Errado!  Este é o rotulo de uma ''garota legal'', aquele tipo de garota que acha graça de todas as idiotices de um homem, que faz sexo aonde ele quiser e na hora que ele quiser, que vê futebol, come muito e bebe coca-cola, mas não perde o corpo belo e magro. Ela é praticamente a garota exemplar. 

Amy Exemplar desapareceu no seu quinto aniversário de casamento. O que leva as suspeitas toda pro seu marido Nick Dunne, um cara bonito, inteligente e engraçado, este sim é um cara real. Mas o leitor se pega pensando... '' Porque um casal aparentemente perfeito foi parar em uma situação dessas?''. Este foi o ponto de partida da escrita da autora Gillian Flynn. 

O livro é dividido em três partes. A primeira se chama '' Rapaz perde garota'', que também é dividida em duas partes que conta os pontos de vista de Nick Dunne logo após o desaparecimento misterioso de sua esposa, e a segunda parte que é narrada por sua esposa Amy que conta do primeiro encontro deles ( passado ) , ate o ultimo dia antes do desaparecimento, como um diario. 
No seguimento da leitura eu percebi que Nick meio que transforma a sua mulher em um monstro e na parte de Amy é meio contraditoria sobre tudo afirmado pelo seu marido. 

Os dias passam e Nick começa a ser demoniado pelo mundo todo, porque tudo aponta ele como o culpado e chega uma parte do livro que você pensa que realmente ele a matou, porque tinha um caso fora do casamento a mais de um ano. No meio disso tudo, tem a caça ao tesouro que Amy faz todo ano, que sempre leva Nick á algumas pistas, ate chegar em outra e por fim ao presente das bodas de casamento, no quinto ano seria madeira. 

A primeira parte termina com Nick após contratar um advogado, encontrando a ultima pista e chegando ao seu ''presente''. 


( Se não quiser saber mais sobre o livro, pare ai mesmo) 

Na segunda parte continua sendo narrada por Amy e Nick ( todos os dois no presente), na verdade você descobre que Amy sabia que era traída e depois de ter o seu dinheiro praticamente tirado, perder o emprego e ser arrastada de Nova York para o fim do mundo, ela se sentiu na razão de se vingar. Por isso ela arma tudo para que o seu querido marido seja acusado por sua morte. A trama feita pela autora é simplemente magnifica que deixa o leitor morto de raiva e ao mesmo tempo de queixo caido. 

Pro lado de Nick, tudo agora começa a ficar ''melhor'', porque logo após a sua entrevista em um bar, as pessoas começam a acreditar que ele não poderia ter matado á esposa, só que Nick já sabe o que sua esposa queria e estava disposto á pega-la com á ajuda de seu advogado e sua irmã gemea - Go. Na investigação Nick se sente obrigado á pesquisar sobre o passado de sua esposa e acaba descobrindo que ela é uma psicopata, que gosta de controle, ou seja, ela quer ser perfeita... Exemplar. 

Isso vem dos pais de Amy que praticamente plagiaram sua infância, escrevendo uma serie famosa de livros chamado '' Amy Exemplar'', que os rendeu uma grande fortuna com os livros. A personagem do livro era perfeita e tinha uma vida mais perfeita ainda, levando 
 Amy á querer ser exemplar como a personagem criada pelos seus pais, nem que com isso, ela destrua a vida de varias pessoas ao seu redor. Amy é: controladora, vingativa e louca. 

Na terceira e ultima parte que se chama '' Rapaz consegue garota de volta ( ou vice e versa), Amy finalmente volta pra casa em grande estilo, por seu marido '' desesperado e apaixonado''... Só que assim que eles entram em casa e as cameras somem, a verdadeira face dos dois é revelada e o leitor que já estava surpreendido, fica sem palavras... A historia não passa de um reflexo real ,que a maioria dos casais de hoje enfrentam, o que os levam á separação. Mas o que acontece quando você não tem coragem o suficiente pra tomar o primeiro passo na separação? 

Este livro desperta em você o seu lado detetive, porque queremos saber o que vai acontecer e ate imaginamos uma explicação concreta pro caso. A leitura chega a ser chata no começo, mas logo você se leva pela leitura e quando mesmo espera, acaba... 
Ate agora eu estou maravilhada e impressionada com a magnetude da escrita de Gillian que com certeza esta na lista das melhores autoras do mundo e da minha estante ;) 
Espero que tenham gostado! 
Ate breve! 

P.S: Pra quem não leu o livro ainda, eu super recomendo e se estiver em duvida em ler, veja o filme. Aqui vai o trailer: Trailer- Garota exemplar






Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales Modificações por Leticia Mattos - Tecnologia Blogger