Resenha sobre o livro '' Divergente''

''A qual facção você pertence? 
O que você faria se descobrisse que é um divergente ?
Você viveria em um mundo controlado? ''

Hey, pessoal! Na ultima quinta-feira estreiou no Brasil o segundo filme da serie Divergente, Insurgente! Eu fui conferi e pra adaptação eu achei meio bosta, mas ficou ''foda'' kkk, sim em ternos de ação... Mas, agora vou falar um pouco sobre o primeiro livro da serie '' Divergente.'' 

Vamos a resenha! 



Divergente
Autora: Veronica Roth 
Editora: Rocco
Lançamento: 2012 
Paginas: 504 

Sinopse do livro: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive. 

Comentario e opinião:

Primeiramente, eu queria deixar bem claro que as semelhanças entre Jogos Vorazes e Divergente são: Tem uma heroína. Só isso! Um livro não tem nada haver com o outro, então parem de comparar sempre! 

Bem, como todos os primeiros livros, eles sempre focam na personagem principal e no mundo onde vive. O motivos da existencia das facções, o que significa cada uma delas e tal, ou seja, o que veio antes.
Uma guerra por poder dá viva ao enredo, a Erudição não se sente satisfeita por saber que a Abnegação toma conta do governo, então a lider da Erudição Jeanine Matthews começa a arquitetar um plano pra destruir a Abnegação e tomar conta do governo. 
Outro problema para Jeanine é a questão dos divergentes, aqueles que não podem ser controlados pelas simulações e pelos testes submetidos por todas as facções, eles representam uma ameça e por conta disso, precisam ser exterminados, pra ela á Abnegação cria e esconde deivergentes.  Então a líder da Erudção começa a escrever artigos difamando a Abnegação e colocando uns contra os outros. 

''Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade
Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição
Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza
Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação
E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia''

Beatrice deixa a sua família na Abnegação e se junta a Audacia que são como os policiais da cidade. Assim que seu sangue cai nas chamas da facção nova, a sua vida dá um salto gigantesco pra alguém da Abnegação, e quando entra na iniciação, ela começa a pensar que não esta sendo tão facil como deveria... Isso inclui saltos de trem, facas, armas, lutas, jogos perigosos e ate o bullying praticado por alguns de seus ''amigos''. Ela se torna aos poucos uma nova pesssoa á Tris, mas ainda tem em mente o fato de ser uma divergente e que precisa se esconder. 

'' Facção antes do sangue.''

Quarto um dos seus mentores acaba criando um ''carinho'' por ela e juntos eles descobrem outros divergente escondidos e sobre o plano de Jeanine de atacar a Abnegação, ao saber disso ela tenta avisar a sua familia pra salva-los, e então tudo começa...

Neste momento os leitores e os personagens descobrem os ''trairas'' da sua propria facção . Eles não contavam que Jeanine iria contar com a facção da Audacia pra atacar a Abnegação. Com todos em simulações, eles tentam fugir mas acabam sendo capiturados... 
Agora, sozinha, Tris vai se juntar a sua familia pra conseguir destruir a simulação de Jeanine e salvar á todos, mas no meio disso tudo, as escolhas dela, começam a destrui-la...

Bem, pessoal! Eu não posso contar muita coisa sobre o livro, mas ele fica pra mim na segunda posição depois de Jogos Vorazes... Veronica Roth me deu um mundo novo atraves de sua escrita detalhada e simples, ela descreve os sentimentos e tudo que Tris passa, com uma facilidade maravilhosa, ate parece que estamos vivenciando aquilo. 
Os personagens são incriveis, não são cansativos nem enjoativos, muito pelo contrario, voçê se pega torcendo por cada um deles. Nós entramos no mundo da Audacia e nos sentimos parte daquele lugar, queremos correr e nos arriscar, ser livre como eles. 

Se eu recomendo o livro? Sim! Ele é perfeito! Empolgante a cada pagina e fica impossivel de larga-lo ate chegar ao final, pra mim um dos melhores livros da trilogia! Ação do começo ao fim! 
Uma distopia que julga a sociedade e a critica, mostrando que podemos ser facilmente enganados e manipulados pelas pessoas e pelo nosso gorveno. 

''"Nós acreditamos nos atos simples de bravura, na coragem que leva uma pessoa a se levantar em defesa de outra" / "Nós acreditamos que a covadia é a culpada pelas injustiças do mundo. Nós acreditamos que a paz é duramente conquistada, que às vezes é necessário lutar pela paz. - Do manifesto da Audacia.'' 

E você? Pra que facção pertence ? É um Divergente? 
Comente ai! 
Espero que tenham gostado! 
Ate a proxima resenha! 





Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales Modificações por Leticia Mattos - Tecnologia Blogger